Junta de Freguesia de Santo Antão Junta de Freguesia de Santo Antão

Paróquia de Santo Antão

Igreja Paroquial de Santo Antão

A Igreja de Santo Antão é um templo católico que fica localizado no largo de Santo Antão. Esta igreja foi recentemente construída em 1992, pelo que sucedeu outras duas igrejas no local de Santo Antão. A primeira igreja aqui situada foi destruída em 1757 pelo terramoto que ficou conhecido como o 'Mandato de Deus'. A freguesia foi elevada a Paróquia em 1889 e a sua igreja foi destruída de novo pelo terramoto de 1980, pelo que a igreja atual teve que ser construída. 



Altar-mor da Igreja Paroquial de Santo Antão


Atualmente celebra-se a festa do seu padroeiro no dia 17 de Janeiro.


Império de Santo Antão

Os impérios são edifícios destinados à exposição de elementos do culto ao Espírito Santo, nomeadamente a coroa, o estandarte e os cajados.

O Império (pequeno templo) de Santo Antão data de 1897 e foi reconstruído em 1934. Nesta freguesia o grande destaque vai para além da coroação e das sopas com todas as suas particularidades ao Bodo de Leite que acontece na segunda-feira do Espírito Santo. Na segunda-feira, o gado da freguesia desfila pela rua principal, passando em frente à Igreja de Santo Antão. Há também o desfile de carros alegóricos, sempre alusivos a um tema. Estes carros são, na sua maioria, puxados por juntas de bois da raça Ramo Grande. Há carros que transportam o pão doce, os bolos de véspera, o queijo e o vinho, e no final, durante a procissão, são benzidos pelo pároco. O padroeiro Santo Antão, a insígnia do Espírito Santo, participa na procissão, na qual assistem ainda vários grupos filarmónicos. Neste dia também são distribuídos pão, queijo e vinho, a todos os presentes, numa festa onde se reúnem milhares de pessoas. As tradicionais sopas também são servidas aos convidados.

Império de Santo Antão



Ermida do Senhor Bom Jesus do Cruzal

A Ermida do Cruzal, também chamada de Ermida do Bom Jesus, apresenta-se com uma contrução a betão recente, inaugurada a 4 de agosto de 1991. Aqui celebra-se anualmente a festa em louvor do seu patrono Senhor Bom Jesus, no primeiro domingo de agosto. Apresenta uma fachada branca e um belo vitral do Senhor Bom Jesus, o qual as suas cores são mais visíveis à noite devido à sua iluminação. 


Ermida do Senhor Bom Jesus do Cruzal

A primeira Ermida do Senhor Bom Jesus foi construída na Fajã de Entre Ribeiras, localizada na costa Norte da Freguesia de Santo Antão, foi inaugurada a 4 de agosto de 1894 e destruída pelo sismo de 1980, pelo que a construção desta nova Ermida foi feito num local com melhor acesso devido ao abandono e isolamento da Fajã.  


Mosaico que faz referência à antiga Ermida do Senhor Bom Jesus localizada Entre Ribeiras.



Ermida de São Tomé

Esta ermida em louvor de São Tomé é localizada na freguesia de Santo Antão no local de São Tomé, logo no início da Freguesia. É uma Ermida com uma fachada simples, uma torre sineira e uma bela rosácea em vitral. A festa em louvor do seu padroeiro é realizada anualmente em Julho com o tradicional Bodo de Leite, procissão, Eucaristia e normalmente uma tourada.

Esta Ermida foi recentemente embelezada por mosaicos no altar, na capela do altar e no ambão.


Interior da Ermida de São Tomé



Ermida de São João

Esta pequena ermida fica localizada logo no início da Fãjã de São João. Alguns historiadores afirmam que esta ermida foi contruída em 1618 ou 1652. Numa pedra sobre a porta da ermida está escrita a data 1762, o que terá sido a data de alguma renovação ou restauro realizado.

Neste local celembra-se duas festas, uma em louvor do Senhor São João Batista que se realiza entre dia 22 e 24 de Junho e outra em louvor de Nossa Senhora da Guia que se realiza no domingo mais próximo do dia 8 de Setembro ou recentemente no final de Agosto. 

Altar-mor da Ermida da Fajã de São João com a imagem de Nossa Senhora da Guia ao centro



Imagem de São João Batista


  • Morada:EN2, 9875, 9875,
  • Contacto:

© 2024 Junta de Freguesia de Santo Antão. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia